1719 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) deu mais um golpe certeiro na máfia do ouro ilegal que opera livremente na Amazônia, um crime que prosperou graças ao abandono do estado durante o desgoverno anterior. Nessa terça-feira (2), cerca de 51 quilos de ouro foram apreendidos em uma aeronave particular que pousou no Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima. A ação imediata foi possível após a inteligência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) identificar inconsistências no plano de voo e acionar os agentes federais para a fiscalização, mostrando a eficácia da coordenação do Governo Federal.
Durante a inspeção minuciosa, realizada com o apoio da Casa de Governo, os policiais encontraram as 54 barras de ouro cruelmente escondidas no interior do avião, um carregamento avaliado em cerca de R$ 37 milhões na cotação atual. A quantia impressionante reforça a dimensão da riqueza escoada por esses criminosos que financiam a destruição da floresta e a miséria do povo yanomami.
Para além do minério roubado do povo brasileiro, a PF ainda encontrou uma pistola Glock G25 calibre .380, munições e aparelhos celulares, comprovando que essa rede criminosa opera sob a ameaça e a violência que sempre caracterizaram o garimpo ilegal. O piloto e os ocupantes do avião foram imediatamente detidos e conduzidos à Superintendência da PF em Roraima para prestarem depoimento e explicarem a origem do metal precioso.
A PF investiga agora a fundo a origem do ouro, focando a ligação do carregamento com as redes de mineração ilegal que operam de forma predatória, especialmente no maior território indígena do Brasil. Os criminosos detidos enfrentarão acusações graves, como usurpação de bens da União, extração e transporte irregular de minério, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo e munições, refletindo a seriedade dos crimes cometidos contra o patrimônio nacional e o meio ambiente.
Essa é mais uma vitória da Casa de Governo, a estrutura criada em março de 2024 pelo presidente Lula para coordenar a atuação de dezenas de órgãos federais e desmantelar de vez a infraestrutura do garimpo ilegal no Território Yanomami. A Anac, por sua vez, acompanha o caso e deverá aplicar medidas administrativas rigorosas, incluindo a apreensão da aeronave utilizada e a suspensão imediata da habilitação do piloto.
Com esta nova apreensão, o volume total de ouro retirado de circulação em Roraima desde o início das ações da Casa de Governo atinge a marca de 249 kg. Esse montante equivale a impressionantes R$ 179 milhões, demonstrando o sucesso e o impacto das operações do Governo Federal sobre as rotas de escoamento utilizadas para transportar o minério roubado e sem qualquer comprovação de origem legal.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.