1308 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A CPI mista do INSS, em um movimento crucial para investigar a máfia do consignado, aprovou nesta quinta-feira (4) a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro, o dono do Banco Master. A decisão da comissão também inclui a convocação do empresário para prestar depoimento sobre as operações suspeitas de crédito consignado oferecido a aposentados e pensionistas do INSS.
Vorcaro é o principal suspeito de comandar um esquema de fraude que pode ter movimentado a gigantesca quantia de R$ 12 bilhões. O relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que os esclarecimentos de Vorcaro sobre as transações do Banco Master são essenciais para desmantelar a fraude que atinge a população mais vulnerável.
O empresário foi detido pela Polícia Federal (PF) no último dia 17, como parte de uma operação que investiga fraude na venda de papéis do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). No entanto, ele foi solto por decisão individual da desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que também libertou outros quatro executivos do banco.
O Ministério Público Federal (MPF) imediatamente recorreu da decisão de soltura e solicitou que a prisão de Vorcaro e dos demais executivos fosse restabelecida. O caso, de grande repercussão e impacto social, deve ser julgado pela 10ª Turma do TRF na próxima semana.
Segundo a Polícia Federal, o esquema funcionava com o Banco Master emitindo Certificados de Depósito Bancário (CDBs) que prometiam aos clientes um retorno irreal de até 40% acima da taxa básica de mercado. A PF aponta que essa promessa de lucro era utilizada para fraudar investidores e inflar as operações do banco.
A quebra dos sigilos e a convocação de Daniel Vorcaro pela CPI demonstram o avanço das investigações contra a corrupção financeira que explora a previdência, fortalecendo a diretriz de combate ao crime de colarinho branco que tanto prejudica o povo brasileiro.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.