PF acha prova: Bacellar avisou TH Joias e mandou destruir provas

Portal Plantão Brasil
3/12/2025 15:58

PF acha prova: Bacellar avisou TH Joias e mandou destruir provas

0 0 0 0

1265 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O cerco contra a corrupção e o crime organizado no Rio de Janeiro se fecha com a descoberta de provas contundentes do envolvimento do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). Preso nesta quarta-feira (3) na Operação Unha e Carne, Bacellar é acusado de ter avisado o então deputado estadual TH Joias sobre a Operação Zargun na tarde anterior à prisão do criminoso, além de ter ordenado a destruição de provas.

As mensagens que comprovam a obstrução foram recuperadas pela Polícia Federal (PF) no celular novo de TH Joias. O deputado, que acabou preso por tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, fez uma "limpa" em sua casa e utilizou até um caminhão-baú para sumir com os materiais incriminadores, logo após o alerta de Bacellar.

O flagrante do crime está em uma conversa entre os dois. TH Joias enviou uma filmagem para o presidente da Alerj perguntando se poderia deixar alguns objetos para trás, como um freezer. A resposta de Rodrigo Bacellar foi incisiva e criminosa: "Deixa isso, tá doido? Larga isso aí, seu doido", recomendando a destruição completa das provas. A PF agora concentra esforços para descobrir quem dentro do aparato de segurança vazou a informação sigilosa para Bacellar.

A prisão de TH Joias, em setembro, já havia desvendado um esquema de corrupção que envolvia a liderança do Comando Vermelho (CV) e agentes políticos, com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) acusando TH de usar o mandato e cargos na Alerj para favorecer a facção. A Operação Zargun, sabotada pelo vazamento, previa o sequestro de R$ 40 milhões em bens, mostrando a dimensão da organização.

O esquema criminoso, que agora implica diretamente o presidente da Alerj, era sofisticado: a organização se infiltrava na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, além de importar armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais. A Operação Unha e Carne, determinada pelo STF, atinge o topo do poder no Rio de Janeiro para desmantelar essa rede de corrupção.

Com o aprofundamento das investigações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/RJ), o cerco judicial sobre a República do Crime que se instalou no Rio fica cada vez mais apertado. A descoberta das mensagens de Bacellar é a prova cabal da obstrução de justiça e da cumplicidade do presidente da Alerj com o narcotráfico.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians