1144 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O cerco judicial contra os golpistas do 8 de janeiro se intensificou nesta quarta-feira (3), quando a Justiça da Argentina deu início ao julgamento do processo de extradição de cinco brasileiros condenados e foragidos. A ação na Argentina é um golpe direto na estratégia dos bolsonaristas de usar o país vizinho, comandado pelo aliado de Bolsonaro, Javier Milei, como refúgio para driblar as ordens de prisão expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O grupo que está sendo julgado faz parte dos 61 brasileiros condenados pelos atos golpistas que fugiram para a Argentina após o avanço das investigações da Polícia Federal. A estratégia de fuga incluía, em muitos casos, o pedido de refúgio no país, uma manobra desesperada para tentar evitar a justiça brasileira e a execução das penas impostas pelo STF.
O julgamento, conduzido pelo Tribunal Criminal número 3 de Buenos Aires, ouvirá todos os cinco condenados e representantes do Governo Brasileiro. A expectativa é que o juiz Daniel Eduardo Rafecas emita sua decisão já na próxima semana. No ano passado, Rafecas já havia antecipado que todos os 61 foragidos seriam submetidos a julgamentos de extradição, indicando um rigor técnico que frustra os planos de impunidade da extrema-direita.
A fuga em massa ocorreu no fim do ano passado, após o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, ter recebido uma lista de mais de 180 nomes de foragidos que tentaram se esconder na Argentina, Paraguai e Uruguai. A Justiça argentina agiu prontamente, ordenando a prisão de todos os foragidos, em resposta ao pedido expedido pelo governo brasileiro.
Apesar da aliança ideológica entre Javier Milei e o ex-presidente golpista Jair Bolsonaro (PL), o porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, já havia afirmado no ano passado que o país não faria "pactos de impunidade" e que respeitaria as decisões do Judiciário brasileiro, uma postura institucional que tem sido fundamental para o avanço da extradição.
O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais contra os envolvidos nos atos golpistas, havia determinado a extradição dos foragidos ainda no ano passado, e o início dos julgamentos na Argentina é o passo final para garantir que esses criminosos sejam devolvidos ao Brasil para que cumpram integralmente suas penas.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.