1774 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (28) a Operação Fake Road (Rodovia Falsa), em uma ação coordenada com a Controladoria-Geral da União (CGU) para desmantelar um esquema de desvio de verbas federais destinadas à pavimentação de rodovias. O dinheiro, proveniente de emendas parlamentares, deveria ter sido usado em obras essenciais, mas resultou em prejuízo estimado em mais de R$ 22 milhões aos cofres públicos.
A investigação teve início após auditorias da CGU identificarem um festival de irregularidades em contratos firmados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). As fraudes incluíam superfaturamento, execução parcial ou inexistente dos serviços, medições fraudulentas e claro, o favorecimento indevido de empresas contratadas, evidenciando a atuação de uma possível organização criminosa.
O nome da operação, Fake Road, não é à toa. A auditoria encontrou cidades como Alexandria e Serrinha dos Pintos (RN) onde o asfalto, que deveria ter sido entregue, sequer chegou. As vias permanecem em terra ou areia, enquanto a verba federal desapareceu. O blog teve acesso a imagens que confirmam essa situação vexatória.


O caso mais revoltante é o de Brejinho, onde a auditoria da CGU apontou que a camada de asfalto aplicada era tão fina "que a espessura de uma caneta", o que resultou em sua rápida destruição e desaparecimento. A baixa qualidade, ou a inexistência, do serviço atesta a má-fé dos envolvidos no esquema.

A PF suspeita da atuação conjunta de servidores públicos e representantes de empresas privadas no desvio dos recursos. Durante o cumprimento dos mandados, os agentes da PF apreenderam cinco veículos, sendo três de luxo, e R$ 22 mil em espécie, bens que indicam o enriquecimento ilícito dos investigados.
A operação, que visa responsabilizar os envolvidos e recuperar o dinheiro desviado do Dnocs, foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.