PGR pede prisão domiciliar para o general Heleno citando Alzheimer e idade avançada

Portal Plantão Brasil
28/11/2025 12:46

PGR pede prisão domiciliar para o general Heleno citando Alzheimer e idade avançada

0 0 0 0

3047 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se a favor de que o general da reserva Augusto Heleno cumpra prisão domiciliar, após ter sido detido sob acusação de envolvimento na trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O general, de 78 anos, foi preso na terça-feira (25) por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de integrar o "núcleo crucial" da organização criminosa que visava promover um golpe de Estado e manter Bolsonaro no poder.

Em parecer enviado ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sustentou que "as circunstâncias postas indicam a necessidade de reavaliação da situação do custodiado". A argumentação central de Gonet baseia-se na idade avançada do militar e no quadro de saúde descrito no exame de corpo de delito realizado após a prisão. A detenção do general, que ocorreu logo após o trânsito em julgado da decisão do STF, foi executada pela Polícia Federal e pelo Exército, com Heleno sendo levado ao Comando Militar do Planalto, em Brasília.

O ponto crucial do pedido da PGR está no laudo médico. Durante o exame realizado pela PF, Heleno declarou sofrer de Alzheimer desde 2018. O relatório oficial confirmou que ele apresenta "perda de memória recente importante, prisão de ventre e hipertensão, em tratamento medicamentoso".

Paulo Gonet argumenta que, embora excepcional, a prisão domiciliar é a medida adequada para o caso. Ele afirma que a manutenção do militar em seu lar é "proporcional à sua faixa etária e ao seu quadro de saúde", cuja gravidade foi comprovada. Segundo o procurador-geral, a permanência na prisão pode "ser vulnerado caso mantido afastado de seu lar e do alcance das medidas obrigacionais e protecionistas que deverão ser efetivadas pelo Estado".

O procurador-geral ainda reforça seu posicionamento citando precedentes. Gonet argumenta que a situação de Heleno é semelhante à de outros réus que receberam custódia domiciliar por razões humanitárias previamente reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal, buscando uma flexibilização da situação prisional do custodiado.
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians