5783 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Justiça de São Paulo desferiu um duro golpe nesta quinta-feira (27) contra o crime organizado no setor de combustíveis com a deflagração da Operação Poço de Lobato. A ação executou 126 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um amplo esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro associado ao Grupo Refit (antiga Manguinhos), liderado por Ricardo Magro.
O detalhe mais explosivo da operação é a inclusão de Cristiano Beraldo, dirigente do Movimento Brasil Livre (MBL) e comentarista da Jovem Pan, entre os alvos. Beraldo, notório por suas críticas ferrenhas à "corrupção" do governo Lula, por "detonar" o STF — especialmente o ministro Alexandre de Moraes — e por sua defesa apaixonada de Jair Bolsonaro, agora está sob investigação por atuar, segundo o Ministério Público, em uma rede de fraude bilionária.
O Elo da Fraude e Lavagem nos EUA
O Ministério Público acusa Beraldo de administrar empresas offshore nos Estados Unidos cujos endereços coincidem com estruturas ligadas a Ricardo Magro, o maior devedor de impostos do Brasil. A juíza Marcia Mayumi Okoda Oshiro aponta a continuidade de um "modelo internacional voltado à proteção patrimonial" através de empresas como a Cascais Bay LLC e Oceana KB Real Estate, atribuídas à esposa de Magro, e a J. Global Energy Inc, onde Beraldo figura como CEO e é descrita como parceira da refinaria Manguinhos.
A magistrada determinou medidas de busca, sequestro de bens e outras ações para sustentar a investigação contra uma possível organização criminosa. O prejuízo tributário estimado do esquema é gigantesco: ultrapassa R$ 9 bilhões só em São Paulo e chega a quase R$ 27 bilhões ao somar os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Distrito Federal.
Desligamento Imediato e o Vácuo no MBL
Diante do escândalo, Beraldo, que já foi cotado para disputar a Presidência, divulgou um vídeo expressando surpresa com a investigação. Ele comunicou o seu afastamento imediato do MBL e da Jovem Pan, afirmando que pretende esclarecer todos os pontos e que sua atuação nos EUA é legal.
Veja os vídeos:
Fui surpreendido hoje com a notícia de que meu nome consta como um dos alvos em operação contra sonegação tributária. Ainda estou apurando os detalhes que me dizem respeito, mas o que posso afirmar é que tenho um histórico profissional de mais de 25 anos e todas as minhas… pic.twitter.com/OZlmma0BwS
— Cristiano Beraldo (@CrBeraldo) November 27, 2025