Abuso: Eduardo Bolsonaro, licenciado e morando nos EUA, tenta votar ilegalmente em sessão do Congresso

Portal Plantão Brasil
27/11/2025 19:16

Abuso: Eduardo Bolsonaro, licenciado e morando nos EUA, tenta votar ilegalmente em sessão do Congresso

0 0 0 0

382 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), mesmo licenciado e morando ilegalmente nos Estados Unidos, tentou burlar as regras do Congresso Nacional ao registrar seu voto de forma remota em uma sessão conjunta que derrubou vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O flagrante de mais uma manobra ilegal do clã Bolsonaro forçou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a anular o voto e a retificar o resultado da votação.

Alcolumbre agiu rapidamente, destacando a regra clara que proíbe deputados de registrar presença ou votos enquanto estiverem fora do território nacional sem uma missão oficial autorizada. "Esta presidência declara a nulidade do referido registro de votação e determina a retificação de seu resultado," afirmou Alcolumbre, encerrando a tentativa de fraude.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está instalado nos Estados Unidos desde março. Na época, ele alegou que permaneceria no país para, cinicamente, "denunciar abusos cometidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes" — o mesmo ministro que tem exposto os crimes golpistas do seu grupo político.

A Câmara dos Deputados já havia decidido que Eduardo não poderia mais registrar votos desde agosto, quando oficialmente reassumiu o mandato após o fim de sua licença. Contudo, a votação sobre os vetos presidenciais é realizada em uma sessão conjunta (que reúne senadores e deputados), e o sistema permitiu o registro do voto ilegal.

O deputado tentou usar essa brecha regimental para influenciar as decisões nacionais à distância, enquanto se esconde no exterior para fazer proselitismo político. A sessão derrubou vetos importantes do governo Lula, como os projetos de licenciamento ambiental e o Propag, e a tentativa de Eduardo de participar dessa agenda anti-governo de forma ilegal demonstra sua completa falta de compromisso com as normas e a legalidade do país.

O repúdio ao voto ilegal do deputado, que abusa de seu cargo para viver no exterior, reforça que a impunidade não tem mais lugar no Congresso Nacional.

Com informações de O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians