8655 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O projeto de poder e a influência política de Jair Bolsonaro sofreram um golpe final nesta quinta-feira (27), após o Partido Liberal (PL) comunicar o afastamento do ex-presidente de todas as suas atividades partidárias e do cargo de Presidente de Honra. Como consequência direta, a remuneração bruta de R$ 46 mil que ele recebia mensalmente da sigla está suspensa, marcando o fim de uma era de privilégios sustentados pelo extremismo.
A decisão foi uma resposta direta à condenação em definitivo proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela tentativa de golpe de Estado no Brasil, em 2022. Na terça-feira (25), a ação penal transitou em julgado, o que significa que o ex-presidente iniciou o cumprimento de uma pena definitiva de 27 anos e 3 meses em regime fechado.
A suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro — que inclui a perda da capacidade de ser eleito, votar e manter filiação partidária, conforme a Lei 9096/95 citada pelo partido — foi o motivo legal utilizado pelo PL. A nota do partido, que começa com um melancólico "infelizmente", confirma que o líder da extrema-direita está isolado e sem sustento financeiro de sua antiga legenda.
Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal desde o último sábado (22), após violar a tornozeleira eletrônica, o que levantou a suspeita de risco de fuga e motivou a execução antecipada da pena. Sua condenação e o subsequente corte de laços pelo PL colocam um obstáculo praticamente intransponível para sua participação no jogo político futuro.
Impedido de concorrer nas eleições de 2026 e agora sem um cargo formal ou remuneração no partido que liderava, Bolsonaro se vê obrigado a correr contra o tempo para tentar indicar um sucessor. O que antes era um trunfo político, agora é apenas o peso de uma condenação por golpismo que o afastou de vez da vida pública.
O trecho da nota do PL confirma o naufrágio: "Em razão da suspensão dos direitos políticos do nosso Presidente de Honra, Jair Bolsonaro, as respectivas atividades partidárias de nosso líder estarão igualmente suspensas, inclusive a sua remuneração, enquanto perdurarem os efeitos do acórdão condenatório na AP 2668".
Com informações JOTA
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.