1045 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em coletiva de imprensa durante a reunião do G20 na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou com convicção que o multilateralismo prevalecerá frente ao unilateralismo, criticando indiretamente a postura do presidente norte-americano Donald Trump. Lula destacou o protagonismo internacional do Brasil ao lembrar que o país organizou três importantes fóruns globais nos últimos 15 meses: a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, a reunião dos BRICS e a COP30 no Pará. "O que é importante ter em conta é que vocês devem estar notando que nesses últimos 15 meses o Brasil teve uma árdua tarefa de organizar três fóruns extremamente importantes, o que demonstra que o Brasil está mais do que preparado", afirmou o presidente, em referência à capacidade de liderança global do país.
Sobre a ausência de Trump no encontro, Lula adotou um tom de naturalidade, lembrando que "não é a primeira vez que falta um líder importante" e que o presidente norte-americano terá a responsabilidade de presidir o próximo G20 nos Estados Unidos. No entanto, foi enfático ao afirmar sua crença na vitória do modelo cooperativo: "Trump está fazendo uma pregação prática, mas acho que o multilateralismo sairá vitorioso".
O presidente também destacou a estratégia de diversificação comercial brasileira, com a meta de atingir 500 novos mercados, reduzindo a dependência de nações específicas, e garantiu que a agenda internacional seguirá intensa mesmo em 2026, ano eleitoral no Brasil, reforçando o compromisso com uma inserção global soberana e diversificada.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.