935 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin lançou um alerta contundente sobre os efeitos negativos dos juros elevados na economia brasileira durante evento no Paraná nesta terça-feira (18). Ao afirmar que a taxa Selic de 15% ao ano representa um obstáculo direto ao crescimento industrial, Alckmin deixou clara a divergência entre o governo e a política monetária do Banco Central. "Nós temos um problema que espero possa começar a ser resolvido logo, que é a questão da taxa de juros", declarou o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, acrescentando que os juros altos impedem a produção de bens com maior valor agregado e travam os investimentos necessários para modernizar a indústria nacional.
A manifestação de Alckmin ocorre em um momento de tensão entre o Executivo e o Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a postura contracionista em sua última reunião, defendendo juros elevados por "período bastante prolongado". O vice-presidente, no entanto, sinalizou que o governo não ficará passivo diante deste cenário, afirmando que "estamos buscando outras alternativas, mas estamos trabalhando para ter juros mais baixos".
O posicionamento reforça a pressão do Planalto por um ambiente de crédito mais favorável ao desenvolvimento econômico, num claro recado de que a atual política de juros é incompatível com os planos de retomada do crescimento e da reindustrialização do país.
Com informações do Estadão
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.