Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria; Lula anuncia nova visita

Portal Plantão Brasil
15/11/2025 18:56

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria; Lula anuncia nova visita

0 0 0 0

960 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Brasil e Moçambique celebram cinco décadas de relações diplomáticas com a perspectiva de uma nova visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país africano em 24 de novembro, consolidando uma parceria estratégica que tem se fortalecido no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A viagem, que ocorrerá logo após a cúpula do G20 na África do Sul, representa mais um capítulo na histórica relação entre as duas nações, construída sobre identidade cultural compartilhada, afinidades históricas e o idioma comum.

O Itamaraty destacou a "ampla convergência" entre Brasil e Moçambique em discussões internacionais, exemplificada pelo apoio moçambicano às iniciativas brasileiras na COP30. Durante encontro recente com o presidente Daniel Chapo nos bastidores da conferência climática em Belém, os dois mandatários comprometeram-se a aprofundar a cooperação em áreas como agricultura, empreendedorismo, saúde, educação e combate ao crime organizado.

Moçambique mantém-se como principal destino da cooperação brasileira no continente africano através da Agência Brasileira de Cooperação, com projetos que abrangem setores estratégicos para o desenvolvimento mútuo, enquanto o intercâmbio comercial entre os países atingiu US$ 40,5 milhões em 2024, com destaque para as exportações brasileiras de carne de aves.

Com informações da Agência Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians