2298 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em uma escalada bélica que preocupa toda a América Latina, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter tomado uma decisão definitiva sobre ações contra a Venezuela, durante declarações a jornalistas no Air Force One. O anúncio ocorre em meio ao maior envio militar norte-americano à região em mais de três décadas, com o deslocamento de navios de guerra, caças, tropas e submarinos para áreas próximas ao território venezuelano - movimento que o governo de Nicolás Maduro classifica como uma ameaça direta e um ataque "contra toda a América".
O presidente venezuelano reagiu com veemente denúncia, acusando Washington de demonstrar "desprezo pelo direito público internacional, pelo direito humanitário internacional, o desprezo pelos povos e pela vida dos povos do mundo". A ofensiva norte-americana, justificada sob o argumento de combate ao narcotráfico, já resultou em bombardeios contra pequenas embarcações no Caribe e no Pacífico que deixaram dezenas de mortos, sendo classificada por especialistas da ONU como "execuções sumárias".
A crise ganha contornos ainda mais graves com a revelação de que Trump autorizou ações secretas da CIA em território venezuelano, em uma clara violação da soberania nacional que tem sido repudiada por governos da Colômbia, México e Brasil, aprofundando o alerta diplomático em toda a região.
Com informações doBrasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.