Flávio e Eduardo vão a El Salvador para encontro com o ‘ditador favorito’ da extrema direita

Portal Plantão Brasil
14/11/2025 14:42

Flávio e Eduardo vão a El Salvador para encontro com o ‘ditador favorito’ da extrema direita

0 0 0 0

3366 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Os irmãos Flávio e Eduardo Bolsonaro decidiram fazer uma romaria política a El Salvador na próxima semana para se encontrar com Nayib Bukele, o líder autoritário que virou ídolo da extrema-direita latino-americana. A visita ocorre enquanto parlamentares conservadores brasileiros tentam importar o modelo de encarceramento em massa adotado pelo salvadorenho, alvo de denúncias sistemáticas de prisões arbitrárias e tortura.

Flávio Bolsonaro, que preside a Comissão de Segurança Pública do Senado — mesmo com seu histórico de proximidade com milicianos no Rio — apresentou um pedido de “visita institucional” aprovado pelo colegiado. Segundo a coluna de Lauro Jardim, ele embarca na segunda (17), enquanto Eduardo chega de seu autoexílio nos Estados Unidos, onde vive desde março para driblar investigações no Brasil.

O requerimento fala em “intercâmbio de experiências em segurança pública, sistema penitenciário e legislação penal”, mas o interesse real é observar de perto o regime de exceção instaurado por Bukele desde 2022, que já prendeu cerca de 88 mil pessoas sem julgamento e colocou o país na mira de organizações internacionais de direitos humanos.

Esta será a segunda vez, em menos de um mês, que os irmãos se reencontram para articulações internacionais. Em outubro, Flávio foi até Washington se reunir pessoalmente com Eduardo, reforçando a tentativa da família Bolsonaro de se aproximar de figuras autoritárias admiradas pela extrema-direita.

Bukele, que se orgulha publicamente de ser chamado de “ditador”, governa com poderes ampliados desde 2019 e foi reeleito em agosto com 85% dos votos, em meio a denúncias de perseguição a opositores, mortes sob custódia, prisões ilegais e até relatos de abusos contra venezuelanos deportados pelos Estados Unidos.

Mesmo sob forte pressão de entidades de direitos humanos, Bukele cultiva uma imagem “pop” nas redes sociais, se autointitulando “ditador cool”, e continua atraindo o fascínio da extrema-direita — incluindo a família Bolsonaro, que tenta vender o modelo salvadorenho como solução milagrosa enquanto ignora suas violações profundas.
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians