Vereador do Republicanos é preso em operação contra avanço do Comando Vermelho

Portal Plantão Brasil
14/11/2025 11:54

Vereador do Republicanos é preso em operação contra avanço do Comando Vermelho

0 0 0 0

5170 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Civil e a PM do Rio deflagraram nesta sexta-feira (14) mais uma fase da Operação Contenção para frear o avanço do Comando Vermelho em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ação ocorre poucos dias após a megaoperação da Penha e do Alemão, em 28 de outubro, marcada pelo recorde sombrio de 121 mortos — resultado direto da política de violência irresponsável que se consolidou nos anos de bolsonarismo no estado.

Durante a ofensiva, o vereador Marquinhos Aquino (Republicanos), o mais votado da cidade, acabou preso em flagrante. Ele não era alvo da operação, mas foi detido após policiais encontrarem em seu carro oficial uma arma registrada em nome de outra pessoa e caixas de medicamentos de uso controlado. As equipes buscavam o irmão dele, Luiz Matos de Aquino, investigado por integrar um núcleo do Comando Vermelho.

O vereador chegou ao endereço onde os agentes cumpriam mandados contra Luiz, que não foi localizado. A família Aquino ainda não se pronunciou. Segundo a Polícia Civil, esta etapa da operação decorre de uma investigação de 11 meses conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes.

Agentes da DRE-CAP, Core e Bope atuaram nas comunidades da Bacia do Éden, Castelinho e áreas próximas para cumprir 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. Até o momento, cinco pessoas foram presas, sem registro de confronto — cenário oposto às tragédias resultantes das ações espetaculosas incentivadas pelo extremismo de direita.

O foco é desarticular um braço local da facção que tenta ampliar sua influência na Baixada. As forças de segurança buscam apreender drogas, armas, identificar rotas usadas pelo tráfico e mapear bens ligados ao crime para futura decisão judicial de bloqueio.

Criada como operação permanente, a Contenção ganhou notoriedade após a entrada massiva das forças policiais na Penha e no Alemão, ação ainda investigada pelo Ministério Público devido ao número extremo de mortes. Agora, a meta é avançar sobre estruturas criminosas sem repetir o modelo letal que marcou a gestão anterior da segurança pública fluminense.
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians