10710 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A reunião de líderes partidários da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11) terminou em clima explosivo após um embate direto entre o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ). O confronto ocorreu em meio à disputa pelo controle do projeto de lei antifacção, elaborado pelo governo Lula e entregue para relatoria ao deputado bolsonarista Guilherme Derrite (PP-SP).
De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Lindbergh acusou Motta de ter cometido um “furto com abuso de confiança” contra o presidente Lula, ao entregar a relatoria de um projeto estratégico a um opositor do governo. O petista também classificou o parecer de Derrite como “PEC da Blindagem 2.0”, por conter trechos que, segundo ele, buscavam proteger forças de segurança de responsabilização judicial.
Motta reagiu com irritação, bateu na mesa e elevou o tom de voz. “Não é bravata ou campanha de difamação em redes sociais que vai me intimidar”, disse. O presidente da Câmara defendeu sua decisão alegando “critérios técnicos”, afirmando que Derrite tem experiência de mais de 20 anos em segurança pública e que o projeto “não é político, mas técnico”.
Lindbergh rebateu dizendo que o relator havia “desmontado o projeto do governo”, ao tentar limitar a atuação da Polícia Federal nas investigações sobre o crime organizado. A pressão da base aliada e de especialistas acabou levando Derrite a recuar, retirando os pontos mais polêmicos do texto.
Nos bastidores, o episódio acendeu o alerta no Planalto. Integrantes do governo avaliam que Motta tenta esvaziar o protagonismo do Executivo em um dos principais projetos da área de segurança. Ministros próximos de Lula já iniciaram uma articulação para conter o atrito e evitar que a crise política entre o governo e o comando da Câmara atrase votações importantes.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.