PF investiga governador afastado do Tocantins por sumiço de provas e desvio de recursos da Covid

Portal Plantão Brasil
12/11/2025 12:20

PF investiga governador afastado do Tocantins por sumiço de provas e desvio de recursos da Covid

0 0 0 0

2241 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Nêmesis, cumprindo 24 mandados de busca e apreensão em Palmas e Santa Tereza do Tocantins. As ações, autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), têm entre os alvos o governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos), investigado por obstruir apurações sobre desvios de recursos públicos da Covid-19.

Barbosa foi afastado em setembro, durante a Operação Fames-19, que revelou indícios de desvio de verbas destinadas à compra de cestas básicas. Parte do dinheiro, segundo a PF, teria sido usada na construção de uma pousada de luxo ligada à família do governador. A primeira-dama, Karynne Sotero Campos, também foi afastada das funções.

A nova fase investiga o suposto uso de veículos oficiais para esconder e transportar documentos relevantes, com o objetivo de atrapalhar as investigações. A PF identificou tentativas de destruição e ocultação de provas e de ativos, o que levou o STJ a autorizar novas buscas para preservar os elementos do processo, que corre sob sigilo.

Durante o cumprimento dos mandados, agentes da PF encontraram na residência de Barbosa um cofre vazio e um celular resetado, indícios de tentativa de eliminar provas. O ex-governador é investigado por corrupção, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Em nota, a defesa de Wanderlei Barbosa afirmou que ele “recebe com estranheza” a nova operação e que “mantém confiança na Justiça”. Já o Ministério da Justiça e a PF ressaltam que o caso representa mais um exemplo de como parte da velha política se aproveitou da tragédia da pandemia para enriquecer às custas do sofrimento do povo.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians