Bolsonaristas tentaram se apropriar do PL Antifacção e se deram mal

Portal Plantão Brasil
12/11/2025 11:40

Bolsonaristas tentaram se apropriar do PL Antifacção e se deram mal

0 0 0 0

2788 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante reunião com ministros nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou indignado com a forma como a Câmara dos Deputados conduziu o Projeto de Lei Antifacção. Lula afirmou que a direita “roubou” o projeto do governo, depois que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entregou a relatoria ao deputado bolsonarista Guilherme Derrite (PP-SP), aliado do governador Tarcísio de Freitas.

Segundo o presidente, a manobra foi deliberada para retirar do governo o protagonismo no combate ao crime organizado — uma pauta que a extrema-direita tenta explorar politicamente. “Foi de propósito, para tirar do governo a autoria de um projeto importante para a segurança pública”, teria dito Lula, conforme confirmaram dois ministros presentes.

A irritação veio após o relatório inicial de Derrite, que incluía dispositivos polêmicos, como o enfraquecimento da Polícia Federal (PF), da Receita e do Ministério Público, além da absurda equiparação entre facções criminosas e grupos terroristas. O texto foi duramente criticado pelo Ministério da Justiça e por especialistas em direito constitucional, que apontaram risco à soberania nacional e à autonomia dos órgãos federais.

O desabafo de Lula ocorreu poucas horas antes de o governo conquistar uma vitória política. Diante da pressão do Planalto e da mobilização de parlamentares aliados, Derrite recuou e retirou as mudanças mais graves. O governo conseguiu, assim, inverter o debate e expor o real objetivo da extrema-direita: enfraquecer o Estado e blindar aliados investigados.

Nas redes sociais, petistas e apoiadores do governo destacaram que o texto de Derrite favorecia grupos políticos de direita e o próprio crime organizado ao restringir a atuação da PF. A pressão surtiu efeito: ao lado de Hugo Motta, o relator anunciou que desistiu de alterar a Lei Antiterrorismo e confirmou que não mexerá nas prerrogativas da Polícia Federal.

À noite, o Palácio do Planalto comemorou o recuo como uma vitória do governo Lula e uma derrota da tentativa da direita de se apropriar de uma pauta essencial para o país — o combate ao crime sem enfraquecer as instituições democráticas.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians