5465 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O prefeito de Pouso Redondo (SC), Rafael Tambozi (PL), fez declarações públicas contundentes contra a tentativa da família Carlos Bolsonaro de disputar vaga no Senado por Santa Catarina. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Tambozi afirmou que o “povo catarinense não é gado” e rejeitou imposições externas do clã Bolsonaro, embora seja filiado ao mesmo partido.
Tambozi, aliás, destacou que defende nomes locais, como Carol de Toni (PL-SC) e Esperidião Amin (PP), em oposição direta ao plano de “importar” Carluxo. Ele afirmou que decisões de Santa Catarina não podem ser definidas por gente de fora, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que vive nos Estados Unidos e participa do processo à distância.
O rompimento revela fissuras importantes dentro da direita, abrindo espaço para uma resistência local ao controle da família Bolsonaro sobre candidaturas estaduais. Tambozi, embora seja aliado do bolsonarismo nacional, adota postura crítica em defesa de interesses regionais — um sinal de que o comando centralizado da “família” pode estar se esfacelando.
O episódio, em um ano pré-eleitoral, pode redesenhar alianças políticas em Santa Catarina. Se mais prefeitos e lideranças do PL estadual seguirem o exemplo de Tambozi, Carluxo pode enfrentar dificuldades sérias para emplacar sua candidatura. A porta está aberta para uma virada de jogo.
Assista ao vídeo:
Racha na direita. Agora foi a vez do Rafael Tambozi (PL), prefeito de Pouso Redondo SC, bater na candidatura de Carluxo ao Senado por Santa Catarina. Segundo ele, catarinense não é gado, não seguirão a ordem dos Bolsonaros. Será? Briguem mais. pic.twitter.com/5TYR8HArYB
— GugaNoblat (@GugaNoblat) November 6, 2025