Lula e Dilma se reencontram em Belém e mostram ao mundo um Brasil protagonista

Portal Plantão Brasil
6/11/2025 16:54

Lula e Dilma se reencontram em Belém e mostram ao mundo um Brasil protagonista

0 0 0 0

2255 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A ex-presidenta Dilma Rousseff, atual chefe do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) — o Banco do BRICS —, reencontrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (6) em Belém (PA), durante a Cúpula do Clima, evento que antecede a COP30. Dilma participa de reuniões de alto nível da agenda climática e de cooperação financeira internacional.

Em foto divulgada pelos canais oficiais do governo, Lula e Dilma aparecem sorridentes e de mãos dadas, simbolizando a união de dois líderes que marcaram a reconstrução do Brasil após o golpe de 2016 e o retrocesso do período bolsonarista. O reencontro, em um evento global voltado à sustentabilidade e à justiça climática, reforça o papel do Brasil como liderança mundial na transição verde.

Como presidenta do NDB, Dilma vem articulando novas fontes de financiamento para projetos sustentáveis, incluindo parcerias estratégicas com o governo brasileiro, alinhadas ao Fundo de Florestas Tropicais para Sempre lançado por Lula. O banco, sediado em Xangai e integrado ao BRICS, tem sido peça-chave no fortalecimento da cooperação entre países do Sul Global.

O momento também simboliza a consolidação da liderança conjunta de Lula e Dilma na agenda ambiental e de desenvolvimento, projetando o Brasil novamente como protagonista internacional — em contraste com o isolamento e o negacionismo climático que marcaram o governo anterior.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians