“Crime de traição!” Lindbergh denuncia Cláudio Castro por ameaça à soberania nacional

Portal Plantão Brasil
5/11/2025 16:34

“Crime de traição!” Lindbergh denuncia Cláudio Castro por ameaça à soberania nacional

0 0 0 0

5580 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, anunciou nesta segunda-feira (3) que protocolou uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a abertura de inquérito contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), acusado de crime de traição e atentado à soberania nacional. O deputado afirma que o bolsonarista enviou documentos sigilosos sobre o Comando Vermelho à Embaixada dos Estados Unidos, pedindo que o grupo fosse classificado como organização terrorista — sem qualquer autorização do governo federal.

Segundo Lindbergh, o governador chegou a entregar pessoalmente um relatório à DEA, a agência antidrogas norte-americana, durante viagem oficial aos EUA em maio. “Isso é interferência estrangeira em assuntos internos do Brasil, um ato que fere nossa soberania”, declarou o parlamentar em vídeo publicado nas redes. Ele ressaltou que a proposta de reconhecimento das facções como terroristas não melhora o combate ao crime, mas abre brechas para sanções internacionais e possíveis intervenções externas.

O petista alertou que a manobra pode permitir o bloqueio de reservas e ativos bancários brasileiros. “Não há qualquer aumento de pena ou ganho real na segurança pública. Trata-se de uma jogada política que coloca em risco a autonomia do país”, afirmou.

A representação protocolada pelo PT solicita que o STF requisite os relatórios trocados entre o governo fluminense e autoridades norte-americanas e determine o afastamento preventivo de Cláudio Castro. O partido também pede que Abin e Controladoria-Geral da União atuem na preservação dos dados e investiguem possível vazamento de informações sigilosas ligadas à segurança nacional.

Lindbergh aproveitou para criticar o projeto de lei “antiterrorismo” apresentado pela oposição, que pode ser apensado à proposta antifacção do governo federal. Para ele, o texto “mistura temas distintos e tenta federalizar o tráfico de drogas”, tirando dos estados a responsabilidade pela segurança pública. “Essas medidas não combatem o crime — apenas politizam o tema e criam insegurança jurídica”, afirmou.

O deputado já havia acionado o STF na semana passada contra Castro, sob suspeita de interferência na Operação Carbono Oculto, que investiga a ligação entre empresários e esquemas ilegais da refinaria Refit. Na nova ação, ele pede a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do governador, além de seu afastamento cautelar enquanto as denúncias são apuradas.

Assista ao vídeo:


Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians