320 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou nesta semana um plano especial de defesa e vigilância aérea em Belém (PA), cidade que sedia a Cúpula dos Líderes da COP30 nos dias 6 e 7 de novembro. A operação tem como objetivo garantir a segurança de chefes de Estado e autoridades internacionais, reforçando o compromisso do governo Lula com a soberania e a proteção de eventos de escala global.
Coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a missão envolve aeronaves de ponta e tecnologia de última geração. Entre os equipamentos mobilizados estão os caças F-5M com mísseis Python 4, os A-29 Super Tucano, o cargueiro KC-390 Millennium, o avião-radar E-99 e o helicóptero H-60L Black Hawk. As aeronaves atuarão em missões de vigilância, reabastecimento aéreo, busca e salvamento.
O comandante tenente-brigadeiro Alcides Teixeira Barbacovi destacou duas inovações no esquema de defesa: a ampliação das operações de reabastecimento em voo e o uso de equipamentos anti-drones, reforçando a capacidade brasileira de operar em nível de excelência. “Com essas ações, mostramos ao mundo que o Brasil está pronto para garantir a segurança de eventos desse porte”, afirmou.
Para garantir o controle total do espaço aéreo, o COMAE delimitou zonas de segurança em diferentes níveis nas proximidades do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, sede da cúpula. A zona branca (reservada) cobre um raio de 148 km, a zona amarela (restrita) 111 km, e a zona vermelha (proibida) 8 km. Há ainda uma área de supressão de 2 km, acessível apenas a missões de emergência.
A operação segue o Decreto nº 12.699/2025 e a Circular AIC-N 46/25, que autorizam medidas progressivas de segurança, incluindo intervenção, persuasão e neutralização de aeronaves hostis. O governo federal reforça que as ações serão conduzidas dentro dos limites legais e de forma coordenada com autoridades civis e militares.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.