3182 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em alerta grave sobre a escalada belicista na região, o assessor especial de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, advertiu que a retórica antiterrorista dos Estados Unidos pode abrir caminho para ataques militares contra países da América Latina. "O mundo está em desordem total. Essa divisão entre narcoterrorismo e outros rótulos pode justificar ataques militares que, de outra forma, não ocorreriam", declarou o ex-chanceler em entrevista.
Amorim expressou especial preocupação com a reativação da base militar de Roosevelt Roads em Porto Rico - a maior instalação da Marinha americana fora dos EUA, desativada desde 2004 - que voltou a receber aviões de guerra de última geração. O movimento é interpretado como parte dos preparativos de Washington para uma possível operação direta contra a Venezuela, após Donald Trump declarar que "os dias de Nicolás Maduro estão contados".
O diplomata brasileiro fez um contundente alerta histórico: "Desde 1902, não houve nenhuma ameaça de uso direto da força contra a América do Sul. Isso seria gravíssimo". Apesar das tensões, Amorim destacou que o Brasil mantém abertos os canais de diálogo, com Lula tendo realizado recentemente duas conversas - uma por telefone e outra presencial - com Trump, enquanto busca consolidar o país como "um parceiro incontornável" no cenário global.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.