Emprego bombando! Brasil chega a 48,9 milhões de carteiras assinadas, o maior número da história

Portal Plantão Brasil
30/10/2025 19:10

Emprego bombando! Brasil chega a 48,9 milhões de carteiras assinadas, o maior número da história

0 0 0 0

952 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Brasil segue batendo recordes de geração de empregos formais sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre janeiro e setembro deste ano, o país criou 1,7 milhão de novas vagas com carteira assinada, alcançando o maior número de vínculos ativos da história: 48,9 milhões, segundo o Novo Caged, divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Desde o início do governo Lula, em janeiro de 2023, já são 4,8 milhões de postos formais criados, um marco que consolida a recuperação do mercado de trabalho.

Em setembro, o saldo positivo foi de 213 mil vagas, superando as previsões do mercado financeiro. “Nosso saldo talvez contrarie os especialistas do mercado — que eu não sei se são tão especialistas assim —, porque projetaram no máximo 175 mil e o número foi de 213 mil”, ironizou o ministro Luiz Marinho, destacando o vigor da economia sob a gestão petista.

O setor de serviços foi o principal motor do emprego, com 106 mil novas vagas, seguido pela indústria (43 mil), comércio (36 mil), construção civil (24 mil) e agropecuária (3 mil). No acumulado do ano, o setor de serviços lidera com mais de 773 mil novos postos, confirmando o aquecimento das atividades ligadas ao consumo, ao turismo e às novas tecnologias.

Os jovens de 18 a 24 anos foram os maiores beneficiados, ocupando 67% dos novos empregos formais em setembro. Pessoas com ensino médio completo também se destacaram, preenchendo 142 mil vagas. No recorte por raça, os trabalhadores pardos e pretos somaram a maioria das contratações, refletindo políticas de inclusão social e ampliação de oportunidades promovidas pelo governo.

Regionalmente, o destaque foi São Paulo, que criou 49 mil empregos em setembro, seguido por Rio de Janeiro (16 mil) e Pernambuco (15 mil). Em termos proporcionais, os melhores desempenhos vieram do Nordeste, especialmente de Alagoas (+3%), Sergipe (+1,7%) e Paraíba (+1,1%) — demonstrando que a geração de emprego está se espalhando pelo país, e não concentrada apenas no Sudeste.

O resultado consolida a retomada do mercado de trabalho e reforça a confiança na política econômica do governo Lula, que combina valorização do salário mínimo, estímulo ao crédito e investimentos públicos para impulsionar o crescimento e reduzir a desigualdade.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians