3115 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu o mundo ao ordenar, nesta quinta-feira, a retomada imediata dos testes de armas nucleares, encerrando uma pausa de 33 anos. O anúncio foi feito minutos antes de sua reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em Busan, na Coreia do Sul, e acendeu alertas globais sobre uma possível nova corrida armamentista.
Trump publicou o comunicado no Truth Social, enquanto viajava a bordo do helicóptero presidencial. Segundo ele, o Pentágono foi instruído a iniciar os testes “em base igualitária” com outras potências nucleares. “Por causa dos programas de testes de outros países, instruí o Departamento de Guerra a começar a testar nossas armas nucleares imediatamente”, escreveu. O republicano ainda afirmou que “a Rússia está em segundo lugar, e a China, em um distante terceiro, mas vai nos alcançar em cinco anos”.
A decisão provocou reações imediatas. Um parlamentar russo declarou que o anúncio marca “uma nova era de imprevisibilidade e confronto”, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da China pediu que Washington cumpra o compromisso internacional de manter a moratória sobre testes nucleares, respeitando o equilíbrio estratégico global. Nenhuma potência nuclear, com exceção da Coreia do Norte, realiza testes explosivos há mais de 25 anos.
De volta a Washington, Trump reforçou a decisão. “Com outros fazendo testes, acho apropriado que façamos também”, disse a bordo do Air Force One, afirmando que os locais de testes serão definidos “em breve”. Ao ser questionado se o mundo entrava em uma nova fase de risco nuclear, o presidente minimizou: “Nossos estoques estão bem trancados”, acrescentando que “gostaria de ver uma desnuclearização”.
O anúncio ocorre em meio ao encontro com Xi Jinping, em que EUA e China tentam reduzir as tensões comerciais e negociar acordos sobre tarifas e exportações. Para analistas internacionais, porém, a ordem de Trump pode sabotar o diálogo e acirrar a disputa por supremacia militar e tecnológica — reacendendo temores de uma nova Guerra Fria.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.