Trump recua e faz acordo com Xi Jinping após pressão global e avanço do BRICS

Portal Plantão Brasil
30/10/2025 09:16

Trump recua e faz acordo com Xi Jinping após pressão global e avanço do BRICS

0 0 0 0

4740 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (30) um acordo com o presidente da China, Xi Jinping, para reduzir tarifas sobre produtos chineses e tentar amenizar a crise comercial entre as duas potências. O encontro ocorreu em uma base aérea na cidade de Busan, na Coreia do Sul, e durou quase duas horas — o primeiro entre ambos desde o retorno de Trump ao poder.

Segundo o republicano, as tarifas sobre produtos chineses caíram de 57% para 47%. Em troca, Pequim se comprometeu a retomar a compra de soja americana, manter o fornecimento de terras raras e reforçar o combate ao comércio ilegal de fentanil, uma droga sintética que tem causado uma epidemia de overdose nos EUA. Trump afirmou que Xi prometeu “ação firme” para controlar a exportação de substâncias usadas na produção do entorpecente.

Além disso, os impostos sobre produtos ligados ao fentanil foram reduzidos de 20% para 10%, e um novo acordo sobre terras raras — metais essenciais à indústria tecnológica e militar — foi firmado por um ano. “Todas as questões sobre terras raras foram resolvidas, e isso é para o mundo”, disse Trump, destacando a importância do pacto em meio à disputa global por insumos estratégicos.

O presidente chinês afirmou que o entendimento busca evitar o “ciclo vicioso da vingança” e destacou que as duas potências chegaram a consensos sobre temas econômicos. Xi também sinalizou que há “boas perspectivas de cooperação em inteligência artificial” e reforçou o compromisso de continuar o diálogo com os EUA.

Durante o encontro, as bolsas chinesas dispararam, e o yuan atingiu seu valor mais alto em quase um ano frente ao dólar. O otimismo se espalhou por mercados internacionais, com altas em Hong Kong, Wall Street e Tóquio. Mesmo assim, Trump manteve o tom beligerante e, pouco antes da reunião, havia ordenado novos testes nucleares, alimentando a tensão militar com Pequim.

O acordo representa uma tentativa de aliviar uma guerra comercial que o próprio Trump reacendeu ao ameaçar tarifas de até 100% sobre produtos chineses. Apesar do discurso triunfalista do republicano, analistas apontam que o gesto foi forçado pela pressão internacional e pelo avanço diplomático da China junto a países do BRICS — grupo liderado por Lula e Xi que tem desafiado o domínio econômico dos EUA.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians