5106 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A imagem histórica do presidente Lula apertando a mão de Donald Trump, registrada durante o encontro dos dois líderes na Malásia, se tornou a foto mais viral da trajetória do petista, segundo levantamento da Quaest.
O registro feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert alcançou 72 milhões de visualizações, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos nas redes — um fenômeno sem precedentes para qualquer publicação envolvendo o presidente brasileiro.
A ferramenta QuaestScan, criada para monitorar imagens e áudios na internet, apontou ainda 778 mil menções à foto em plataformas como Instagram, X, TikTok e Facebook. O recorde anterior pertencia à imagem de Lula de sunga abraçando Janja, em 2021, que havia somado 65 milhões de visualizações.
Para o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, o sucesso revela o poder da imagem como instrumento político: “O encontro Lula-Trump mostra que a diplomacia do século XXI acontece nas redes. O sorriso, a postura e o aperto de mão falam por si.”
O monitoramento também analisou o sentimento público: 54% das menções foram neutras, 26% positivas e 20% negativas, refletindo o ambiente polarizado. Segundo Nunes, “a direita tenta associar a Bolsonaro, a esquerda comemora o símbolo da virada — e a maioria observa”.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.