BRICS cresce! Malásia pronta para se unir ao bloco liderado por Lula e China

Portal Plantão Brasil
28/10/2025 15:37

BRICS cresce! Malásia pronta para se unir ao bloco liderado por Lula e China

0 0 0 0

4884 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, afirmou que o país está pronto para ingressar no BRICS “a qualquer momento”, reforçando o avanço da integração entre economias emergentes. A declaração foi divulgada pela agência russa Sputnik.

Segundo Anwar, a adesão ao bloco é uma prioridade estratégica para o governo malaio. “Sim, é claro que queremos ingressar [no BRICS]... Se eles aceitarem amanhã, podemos entrar amanhã”, disse o premiê durante o encontro da ASEAN, em tom de confiança e entusiasmo.

Criado em 2006, o BRICS — formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — se consolidou como um pólo de poder econômico e político alternativo ao eixo ocidental, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre países do Sul Global e reformular a governança financeira internacional.

Nos últimos anos, o grupo tem passado por ampliação histórica. Em 2024, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos se tornaram membros plenos. Já em 2025, a Indonésia também foi incorporada oficialmente. Além disso, Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Malásia, Uganda e Uzbequistão passaram a ser reconhecidos como estados parceiros do bloco.

A possível entrada da Malásia é vista como mais um passo na consolidação do BRICS como força global, reforçando o papel de países asiáticos e latino-americanos na construção de uma nova ordem multipolar mais justa e equilibrada.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians