3186 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os Estados Unidos vivem um colapso aéreo que reflete o desgoverno de Donald Trump. Mais de 8 mil voos atrasaram neste domingo (26) devido à ausência de controladores de tráfego aéreo, afetados pela paralisação parcial do governo federal, que já dura 26 dias. O próprio secretário de Transportes, Sean Duffy, admitiu que falhas atingiram 22 centros de controle da FAA (Administração Federal de Aviação) e alertou para novos atrasos e cancelamentos nos próximos dias.
De acordo com o site FlightAware, o número de atrasos explodiu em relação ao sábado, quando haviam sido registrados 5,3 mil voos afetados. A Southwest Airlines foi a mais prejudicada, com 45% de seus voos atrasados, cerca de 2 mil no total. Também sofreram impactos a American Airlines (1,2 mil atrasos), United Airlines (739) e Delta Air Lines (610), num efeito em cadeia que paralisou aeroportos em todo o país.
Mais de 13 mil controladores de tráfego e 50 mil agentes da TSA (Administração de Segurança dos Transportes) estão trabalhando sem pagamento, consequência direta do impasse orçamentário no Congresso, que travou o repasse de verbas federais. O próprio governo Trump reconhece que o caos tende a piorar, já que os trabalhadores estão sem salários há quase um mês e muitos devem abandonar os postos.
A situação é semelhante ao colapso de 2019, quando uma paralisação de 35 dias — também sob Trump — gerou um verdadeiro apagão nos aeroportos de Nova York e Washington. Agora, com a escassez de 3,5 mil controladores ativos e jornadas exaustivas, o setor teme um novo colapso, desta vez ainda mais grave, afetando tanto o transporte de passageiros quanto a logística de cargas e insumos essenciais.
Enquanto Trump tenta minimizar o desastre e culpar opositores, especialistas alertam que a paralisia expõe o despreparo de seu governo para lidar com crises administrativas. O caos aéreo é apenas mais um retrato de um país à deriva sob o comando do magnata republicano.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.