4334 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (23) o fim das negociações comerciais com o Canadá, após acusar autoridades canadenses de “fraudarem” um discurso do ex-presidente Ronald Reagan em uma campanha contra as tarifas impostas por Washington. A decisão, inesperada, ocorre apenas duas semanas depois de uma reunião aparentemente cordial com o primeiro-ministro Mark Carney, na Casa Branca.
Em sua rede Truth Social, Trump classificou o anúncio canadense como “falso” e afirmou que ele tentava interferir nas decisões da Suprema Corte dos EUA, que deve julgar a legalidade das tarifas criadas por seu governo. “Com base no comportamento atroz deles, todas as negociações comerciais com o Canadá estão encerradas”, escreveu o presidente republicano.
O comercial, produzido pela província de Ontário e veiculado em canais de TV americanos, usou trechos de um discurso de Reagan feito em 1987, nos quais o ex-presidente alertava que tarifas elevadas poderiam gerar retaliações e guerras comerciais. Segundo a Fundação Ronald Reagan, o governo canadense editou o áudio e o vídeo de forma “seletiva”, distorcendo o sentido original das falas. A fundação informou que avalia medidas legais contra o uso do material.
A ruptura marca mais um capítulo na escalada protecionista de Trump, cujas tarifas sobre aço, alumínio e automóveis têm afetado duramente o Canadá. Apesar da crise, ambos os países continuam integrando o Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá (T-MEC), que mantém isenções tarifárias em 85% do comércio bilateral.
Em resposta indireta, o primeiro-ministro Carney declarou que a nova política comercial de Washington exige uma mudança profunda na estratégia econômica canadense, afirmando que os EUA elevaram suas tarifas a níveis “não vistos desde a Grande Depressão”. Para ele, trata-se de uma “ruptura”, não de uma simples transição.
Trump e Carney devem se reencontrar nos próximos dias durante eventos internacionais na Malásia e na Coreia do Sul, mas analistas avaliam que a relação entre os dois países chegou ao ponto mais tenso em décadas — um retrocesso grave para duas economias historicamente interdependentes.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.