1773 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma megaoperação contra o crime organizado mobiliza, nesta quinta-feira (7), as polícias Civil e Militar de oito estados do Nordeste. Com mais de 5 mil agentes envolvidos, a ação cumpre 510 mandados de prisão e de busca e apreensão em uma ofensiva coordenada para frear o avanço de facções criminosas na região.
Batizada de Nordeste Integrado, a operação ocorre simultaneamente em Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O objetivo é atingir organizações que praticam homicídios, roubos, tráfico de drogas e de armas, além de crimes patrimoniais. A ação é fruto de cooperação entre as secretarias de segurança dos estados, com compartilhamento de informações estratégicas e operações conjuntas.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho, a situação é mais crítica na Bahia, que lidera o ranking nacional com 40,6 assassinatos por 100 mil habitantes, seguida por Ceará (37,5) e Pernambuco (36,2). Nesses estados, a atuação de facções como o Comando Vermelho, Bonde do Maluco e GDE alimenta a guerra territorial do tráfico de drogas, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas.
Em contrapartida, Paraíba, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte têm mostrado avanços no combate à violência. A Paraíba, por exemplo, reduziu os homicídios em quase 36% na última década. O Piauí é hoje o estado mais seguro do Nordeste, com 20,3 assassinatos por 100 mil habitantes, e índices decrescentes de roubos e furtos. Sergipe e Rio Grande do Norte também registraram queda em crimes patrimoniais e latrocínios.
A operação representa mais um passo na estratégia de fortalecimento da segurança pública com inteligência e integração. A tendência, segundo os especialistas, é de que ações conjuntas como esta se tornem mais frequentes no enfrentamento ao crime organizado, cada vez mais interestadual e articulado.
Com informações da Gazeta do Povo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.