6569 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu nesta sexta-feira (1º) ao recuar do tom agressivo adotado contra o Brasil nas últimas semanas e afirmar que está aberto a uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “quando quiser”. A declaração veio após dias de escalada diplomática envolvendo tarifas contra produtos brasileiros e sanções unilaterais ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O recuo é visto como um gesto de tentativa de distensão, sobretudo diante da reação firme do governo brasileiro, que prepara medidas políticas e jurídicas contra as sanções da chamada Lei Magnitsky. Lula já havia declarado que não aceitaria interferência estrangeira nos assuntos internos do Brasil, especialmente na atuação do Judiciário.
Nos bastidores do Palácio do Planalto, a fala de Trump foi interpretada como uma vitória política do presidente Lula e uma demonstração de que o endurecimento institucional do Brasil surtiu efeito. O clima entre aliados de Lula é de comemoração, enquanto apoiadores de Bolsonaro, especialmente nos EUA, receberam a notícia com constrangimento.
A reviravolta acontece após pressão interna e externa contra a decisão de Trump de elevar tarifas de importação em até 50% para produtos brasileiros, como carnes, café e têxteis, afetando duramente o agronegócio — setor ligado ao bolsonarismo. Além disso, a inclusão de Moraes na lista de sanções gerou forte repúdio do STF e da sociedade civil.
Enquanto isso, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), principal elo entre Trump e o bolsonarismo, teria sido pego de surpresa com a mudança de postura do presidente americano. Segundo aliados, a declaração de Trump “pegou mal” entre os seguidores da extrema-direita, que apostavam no confronto.
Veja a postagem do ativista Thiago dos Reis no X:
URGENTE!!! Trump recua e diz que Lula pode ligar pra ele QUANDO QUISER!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) August 1, 2025
Imagine a cara de BUNDA do Eduardo Bolsonaro vendo isso!! Lula VENCEU!!
BRASIL COM STF!!
BRASIL COM LULA!!pic.twitter.com/aWW0eOV5Gt