Nada de regalia: Zambelli divide cela com presas comuns em Roma e aguarda extradição

Portal Plantão Brasil
31/7/2025 09:44

Nada de regalia: Zambelli divide cela com presas comuns em Roma e aguarda extradição

0 0 0 0

1209 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Desde a última terça-feira (29), a deputada bolsonarista licenciada Carla Zambelli (PL-SP) encontra-se presa no presídio feminino Germana Stefanini, em Roma, aguardando a tramitação do processo de extradição que pode trazê-la de volta ao Brasil para enfrentar a Justiça. A unidade é uma das maiores da Europa e atualmente abriga 369 mulheres, número que ultrapassa a capacidade oficial e reflete a grave crise carcerária enfrentada pela Itália.

A penitenciária, construída nos anos 1950 e antes administrada por freiras, possui 171 celas distribuídas entre alas de segurança média e máxima, com estrutura que inclui biblioteca, teatro, áreas verdes, espaços religiosos e instalações para detentas com filhos pequenos. Cerca de 30% das internas são estrangeiras, como é o caso de Zambelli, que está na ala Camerotti, destinada a presas recém-chegadas e que ainda aguardam julgamento.

Cada andar da ala onde Zambelli está possui 12 celas com capacidade para até quatro mulheres por cela. Os quartos contam com banheiros internos, mas os chuveiros são coletivos. De acordo com o advogado Alexandro Maria Tirelli, que atua no caso, presas em processos de extradição, como a bolsonarista, não têm qualquer privilégio e são alocadas em celas comuns.

Na próxima sexta-feira (1º), a deputada será ouvida pela Justiça italiana, que decidirá se ela continuará presa, poderá ser transferida para prisão domiciliar ou responderá em liberdade até o julgamento do pedido de extradição feito pelo Brasil. O governo Lula acompanha o caso, que envolve uma das figuras mais ativas na articulação golpista do bolsonarismo.

Zambelli, que tentou fugir da Justiça brasileira após sucessivas investigações e pedidos de prisão, vê agora sua situação se agravar em um dos sistemas penitenciários mais rigorosos da Europa. Sua prisão reforça o cerco jurídico internacional contra aliados de Jair Bolsonaro, em meio a uma crescente rede de investigações e responsabilizações por atos antidemocráticos.

A detenção da parlamentar ocorre em um momento de forte pressão por justiça e de retomada do Estado de Direito no Brasil, liderado pelo presidente Lula e com apoio do Supremo Tribunal Federal. A extradição de Zambelli, se confirmada, será mais um passo para desmantelar o aparato criminoso bolsonarista que tentou sabotar a democracia brasileira.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians