7135 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou nesta terça-feira (22) mais seis integrantes do chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe bolsonarista. O grupo é acusado de usar cargos públicos para sabotar o Estado Democrático de Direito e tentar impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas em 2022.
Durante o julgamento, advogados dos acusados tentaram transformar a sessão em um espetáculo teatral, com citações bíblicas e discursos emocionais em defesa dos denunciados, que teriam atuado em sintonia para desestabilizar a democracia. As defesas apelaram para simbolismos religiosos, mas não conseguiram desviar o foco dos crimes graves que estão sendo analisados pela Corte.
O ministro Flávio Dino, em resposta ao tom místico dos advogados, ironizou com elegância e conteúdo: “Lembrei de uma passagem do Gênesis. Deus separa a terra e a água. Se os julgadores estão na terra e as partes na água, o Ministério Público é uma península, uma zona de transição. Ele não julga, ele propõe uma tese”. A metáfora destacou o papel técnico e imparcial do Ministério Público, que tem sido acusado injustamente pelos réus como parte interessada.
A fala de Dino foi interpretada como um recado direto às tentativas da defesa de vitimizar os golpistas e de distorcer o papel das instituições. Ele reiterou que propor uma denúncia com base em provas não quebra a imparcialidade, mas reforça o dever constitucional de proteger a democracia.
Os seis denunciados — entre eles militares da reserva e ex-integrantes do governo Bolsonaro — são acusados de articular ações concretas para impedir a posse de Lula. A Procuradoria-Geral da República apontou que o grupo operava dentro das estruturas do Estado, o que amplia a gravidade das condutas.
Com informações
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.