STF rejeita ataques bolsonaristas e expõe plano autoritário de Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
22/4/2025 16:52

STF rejeita ataques bolsonaristas e expõe plano autoritário de Bolsonaro

0 0 0 0

781 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou por unanimidade todas as manobras jurídicas apresentadas pelas defesas de seis bolsonaristas acusados de participação na tentativa de golpe de Estado que buscava manter Jair Bolsonaro no poder mesmo após a derrota nas urnas. Os questionamentos visavam atrasar o julgamento do “núcleo de gerenciamento de ações”, mas não prosperaram.

Entre os pedidos negados estão transferências do caso para outras instâncias, a ida do processo ao plenário do STF, anulação da delação de Mauro Cid e declarações de impedimento de ministros como Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Paulo Gonet. Com a derrota das defesas, os ministros iniciam agora a análise do mérito da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Os denunciados são: Silvinei Vasques (ex-diretor da PRF), Marcelo Câmara (coronel da reserva), Filipe Martins (ex-assessor de Bolsonaro), Marília Alencar (ex-diretora do Ministério da Justiça), Fernando Oliveira (delegado da PF) e o general da reserva Mário Fernandes. Todos atuaram, segundo a PGR, na operacionalização do plano golpista.

A denúncia aponta que Bolsonaro liderou uma organização criminosa que atentou contra a democracia e arquitetou um projeto autoritário de poder. No mês passado, o STF já tornou réus Bolsonaro e outros sete integrantes do chamado “núcleo central”, como Braga Netto, Augusto Heleno, Ramagem, Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid.

Na abertura da sessão desta terça-feira (23), Moraes apresentou o relatório do caso, seguido da manifestação da PGR e das defesas dos envolvidos. A acusação sustenta que o grupo utilizou cargos estratégicos no governo para promover ações contra o Estado democrático de direito, inclusive com planos para assassinar autoridades e bloquear o funcionamento das instituições.

Com a rejeição das preliminares, o Supremo avança no julgamento de uma das fases mais graves da tentativa de ruptura institucional promovida pelo bolsonarismo, reforçando a resposta do Estado democrático de direito aos ataques golpistas de uma extrema direita que não aceita o resultado das urnas.

Veja o vídeo:

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians