5709 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deixou claro nesta segunda-feira (21) que não pretende priorizar o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Durante evento em São João del-Rei (MG), que marcou os 40 anos da morte de Tancredo Neves, Motta afirmou que o Congresso deve concentrar esforços em temas urgentes e de interesse da população, como saúde, educação e segurança pública.
“É nessa agenda que nós temos que focar. Devemos gastar nossa energia com o que realmente representa avanços no país”, declarou Motta. A fala indica resistência ao avanço da proposta articulada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pretendem blindar os golpistas condenados por tentar impedir a posse do presidente Lula.
Apesar da pressão bolsonarista dentro e fora do Congresso, Motta reforçou que tem conduzido a pauta da Casa com serenidade e equilíbrio, priorizando os reais anseios da população. “Peço que o Parlamento se concentre nessa agenda, que é o que a população realmente nos pede neste momento”, completou o presidente da Câmara.
A tentativa de aprovar a anistia vem sendo impulsionada por manifestações da extrema-direita e pelo Partido Liberal (PL), que conseguiu protocolar requerimento de urgência para a tramitação do projeto. A proposta, porém, divide opiniões e tem travado a pauta legislativa, dificultando inclusive votações importantes para o governo Lula.
Segundo levantamento, a atividade da Câmara dos Deputados caiu 48% em comparação ao mesmo período da gestão de Arthur Lira, resultado direto da tentativa de setores da oposição de pautar uma agenda paralela e antidemocrática. A declaração de Hugo Motta aponta uma mudança de postura e pode ser um freio no avanço da impunidade defendida pelos bolsonaristas.
Com informações do Estadão
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.