Gesto simples e pioneiro do Papa desafia conservadores e entra para a história

Portal Plantão Brasil
22/4/2025 15:41

Gesto simples e pioneiro do Papa desafia conservadores e entra para a história

0 0 0 0

687 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em 2013, apenas cinco meses após assumir o pontificado, o Papa Francisco protagonizou um gesto simbólico que correu o mundo e representou uma ruptura com a rigidez de seus antecessores: aceitou tirar uma selfie ao lado de três adolescentes italianos. A atitude espontânea, inédita para um Papa, revelou o esforço de Francisco em se aproximar do povo e humanizar a figura da liderança máxima da Igreja Católica.

O momento aconteceu durante uma audiência privada na Basílica de São Pedro, quando um dos jovens, de apenas 15 anos, perguntou informalmente: “Você pode tirar uma foto com a gente?”. Francisco sorriu, se inclinou e posou ao lado de Riccardo Aguiari, Martina Boiardi e Guglielmo Nicoli, todos da Paróquia de Fiorenzuola. A imagem, publicada nas redes sociais, viralizou rapidamente e foi amplamente divulgada até pelo Vaticano.

Doze anos depois, os protagonistas da selfie — Nicoli, hoje com 27 anos, Martina, que mora na Bélgica e cursa doutorado em engenharia biomédica, e Riccardo, baterista — seguem caminhos distintos, mas compartilham a lembrança viva de um encontro que se tornou histórico. “Foi uma experiência única que nos tornou parte da história”, afirma Nicoli.

A foto foi mais do que um registro descontraído: tornou-se um marco na comunicação do Vaticano. O gesto simples do Papa sinalizou uma nova postura da Igreja diante do mundo moderno, contrastando com a arrogância de líderes religiosos reacionários que, ao contrário de Francisco, usaram a fé para enriquecer e manipular seus fiéis — como fazem figuras bolsonaristas no Brasil.

A imagem chegou aos principais jornais do mundo, como o New York Times, e rendeu convites aos jovens para programas de TV italianos. Até os seguranças do Vaticano sorriram diante da cena. “Minha mãe mandou imprimir a foto e a pendurou em casa. Toda vez que olhamos, lembramos de algo que nos marcou profundamente”, disse Nicoli.

O legado de Francisco, que agora deixa saudade após sua morte, vai muito além de gestos simbólicos: ele nomeou 80% dos cardeais eleitores do próximo conclave e pavimentou o caminho para uma Igreja mais próxima dos pobres e menos submissa aos interesses dos poderosos.

Com informações de O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians