1433 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou oficialmente o presidente do Chile, Gabriel Boric, para participar da Cúpula do BRICS, marcada para os dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. O convite foi feito nesta terça-feira (22), durante cerimônia de assinatura de acordos entre os dois países em Brasília, como parte da visita de Estado do mandatário chileno ao Brasil.
Lula destacou a importância da cooperação entre os países latino-americanos e reafirmou que a integração regional não pode estar subordinada às afinidades ideológicas momentâneas entre governos. "Ou nós aprendemos isso ou vamos continuar 500 anos pobres", afirmou o presidente, em crítica indireta a posturas divisionistas adotadas por governos de extrema-direita na região.
O chefe de Estado brasileiro também aproveitou a ocasião para lembrar o papel histórico do Chile durante a ditadura militar no Brasil, quando o país governado por Salvador Allende acolheu exilados políticos perseguidos pelo regime. “O Brasil é eternamente grato ao povo chileno”, declarou Lula, em gesto de reconhecimento e respeito à memória democrática latino-americana.
Sob liderança do Brasil, o BRICS terá seis prioridades durante sua presidência rotativa em 2025: saúde global; comércio, investimentos e finanças; mudanças climáticas; governança da inteligência artificial; reforma do sistema multilateral de paz e segurança; e fortalecimento institucional do bloco. A inclusão do Chile na Cúpula representa um passo estratégico rumo à ampliação do diálogo Sul-Sul.
O convite a Boric reforça a articulação de Lula por um mundo multipolar mais justo, com protagonismo do Sul Global. A presença do Chile, comandado por um presidente progressista comprometido com justiça social e ambiental, alinha-se à proposta do Brasil de ampliar os espaços de cooperação entre nações em desenvolvimento.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.