1706 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a defender a posição do Brasil diante da guerra comercial iniciada por Donald Trump com suas tarifas protecionistas. Em evento com empresários do setor de autopeças nesta terça-feira (22), Alckmin reforçou que o governo Lula está disposto a negociar com os EUA, mas com firmeza na defesa da indústria nacional e do comércio justo.
Alckmin lembrou que, em conversas com autoridades americanas, como o secretário de Comércio Howard Lutnick e o representante comercial Jamieson Greer, ficou evidente que os Estados Unidos têm superávit na balança de bens e serviços com o Brasil. Por isso, o país não deveria ser alvo das medidas tarifárias unilaterais impostas por Trump, que tem promovido uma agenda desastrosa para o comércio internacional e arriscada para a estabilidade econômica global.
O ministro ressaltou que oito dos dez produtos mais exportados pelos EUA ao Brasil entram sem pagar tarifa, e que a média da tarifa brasileira sobre produtos americanos é de apenas 2,7%. Com isso, reforçou o compromisso do Brasil com um modelo de comércio baseado em parcerias equilibradas, sem retaliações ou imposições. “Queremos mais trocas e complementaridade econômica. Não um perde-perde, mas um ganha-ganha”, disse Alckmin.
O governo também está atento ao risco de desvio de produtos industriais estrangeiros para o Brasil, em razão das barreiras comerciais impostas por Trump em outras nações. Alckmin garantiu que sua equipe vai revisar os chamados ex-tarifários — mecanismos que isentam de impostos produtos sem similar nacional — para proteger a indústria brasileira de concorrência desleal e fortalecer a produção local.
“Nós vamos excluir da lista os itens que já são fabricados aqui. Nosso objetivo é fortalecer a indústria nacional e, ao mesmo tempo, permitir o crescimento dos setores que ainda dependem da importação de certos insumos ou equipamentos”, afirmou o ministro. Ele destacou que a indústria de transformação cresceu 3,8% em 2024, superando o PIB nacional, o que evidencia a retomada industrial com políticas públicas consistentes do governo Lula.
Com informações do Estado de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.