Desigualdade social cai no Brasil com políticas do governo Lula, aponta FGV

Portal Plantão Brasil
22/4/2025 15:23

Desigualdade social cai no Brasil com políticas do governo Lula, aponta FGV

0 0 0 0

3136 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Dados da FGV Social mostram que o Brasil alcançou em 2024 a maior redução da desigualdade social em muitos anos. A renda do trabalho dos brasileiros mais pobres cresceu 10,7%, ritmo 50% superior ao verificado entre os mais ricos, cuja alta foi de 6,7%. O crescimento médio geral foi de 7,1%. Os dados se baseiam na Pnad Contínua, do IBGE, e refletem o impacto positivo das políticas sociais do governo Lula.

O avanço se deve, principalmente, à combinação da geração de empregos formais com a Regra de Proteção do novo Bolsa Família, recriado em 2023. A medida permite que beneficiários que consigam emprego mantenham parte do auxílio por até dois anos, incentivando a formalização e garantindo segurança no processo de ascensão social. Segundo o Caged, 75,5% das vagas criadas no ano foram preenchidas por pessoas no Bolsa Família, e 98,8% por inscritos no CadÚnico.

A maior transformação foi sentida no Nordeste, que liderou o aumento da renda do trabalho com 13%, quase o dobro da média nacional. Estados como Sergipe, Pernambuco, Bahia e Paraíba figuram entre os maiores crescimentos. O estudo da FGV destaca que o impacto positivo foi mais intenso entre trabalhadores com baixa escolaridade, negros, mulheres e pessoas sem instrução, grupos historicamente marginalizados.

Outro fator decisivo foi a qualificação profissional promovida por programas federais e a queda histórica do desemprego, que atingiu em 2024 a taxa média de 6,6%, a menor já registrada. Segundo o ministro Wellington Dias, o governo está devolvendo dignidade a milhões de brasileiros ao criar oportunidades e garantir um caminho seguro para sair da pobreza.

Marcelo Neri, autor do estudo, destacou que a Regra de Proteção foi fundamental para permitir que os mais pobres crescessem mais. “O mecanismo criou um colchão de segurança que garantiu um crescimento mais forte na base da pirâmide social”, afirmou. O índice Gini, que mede a desigualdade, caiu 2,9 pontos, e o bem-estar social aumentou 10,2%.

Para celebrar os resultados, o governo realizará no dia 29 de abril o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, em Brasília. A iniciativa reconhecerá projetos de inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e combate à desigualdade. A premiação reafirma o compromisso do governo Lula com um Brasil mais justo e com oportunidades para todos.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians