1253 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A série documental Folha Corrida, dirigida por Chaim Litewski, revela a colaboração do Grupo Folha com a ditadura militar brasileira. Baseada no livro A Serviço da Repressão, a produção apresenta documentos e depoimentos que evidenciam o apoio do grupo ao regime autoritário.
A pesquisa, realizada por acadêmicos de instituições como UFRJ, PUC-SP e UFRRJ, com apoio do Ministério Público Federal, mostra que o Grupo Folha forneceu veículos para operações clandestinas, contratou militares para cargos internos e demitiu jornalistas sob vigilância política. Essas ações contribuíram para a repressão durante o período.
Um exemplo marcante é a edição da Folha da Manhã que noticiou a morte de Joaquim Seixas 16 horas antes do horário oficial do óbito, sugerindo envolvimento direto com o regime. Além disso, a série destaca como o jornal celebrava mortes de militantes, desumanizando opositores e reforçando a narrativa do regime.
A série também aborda a tentativa do Grupo Folha de reescrever sua história, alinhando-se posteriormente ao movimento Diretas Já, em um esforço de reposicionamento de imagem. No entanto, os registros históricos apontam para uma colaboração ativa e prolongada com a ditadura.
A produção busca provocar reflexão sobre o papel da mídia durante regimes autoritários e a importância da preservação da memória histórica para evitar a repetição de erros. A série está disponível para exibição gratuita em plataformas parceiras.
Assista ao vídeo:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.