2327 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um emocionante pronunciamento na noite desta segunda-feira (21) em tributo ao Papa Francisco, falecido nesta Segunda-Feira de Páscoa, aos 88 anos, no Vaticano. Lula destacou a dimensão universal do pontífice argentino, a quem classificou como “o Papa da esperança” e “dos pobres, dos injustiçados, dos imigrantes e dos que não têm voz”.
Com palavras que reafirmam o espírito de solidariedade e inclusão social que marcam seu governo, o presidente lembrou a relação fraterna que construiu com Francisco ao longo dos anos. Em seus encontros com o líder católico, discutiram temas como paz mundial, combate à fome e às desigualdades, justiça climática e acolhimento aos povos marginalizados — valores compartilhados profundamente por ambos.
"Foi o papa de todos, principalmente dos que sofrem. Ele enxergava em cada ser humano um irmão. Foi incansável na denúncia das guerras, da miséria e da indiferença", declarou Lula. O presidente lembrou ainda que Francisco apoiou a Iniciativa Global contra a Fome e a Pobreza, liderada pelo Brasil, e sempre condenou os modelos econômicos que perpetuam a injustiça.
Em sua homenagem, Lula citou uma das últimas conversas que teve com o pontífice, na qual Francisco afirmou: "O amor venceu o ódio. A verdade venceu a mentira. O perdão venceu a vingança". Para Lula, essa frase resume a missão de Francisco no mundo e inspira a construção de um futuro mais justo.
“O Papa nos deixou, mas suas palavras seguem vivas. Ele acreditava num mundo de paz e respeito, e é isso que vamos seguir construindo", concluiu Lula, emocionado, referindo-se ao Papa como “o mais brasileiro dos argentinos”, lembrando sua paixão pelo futebol.
Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do Papa Francisco. Do sorriso que iluminava a tudo e a todos. Francisco foi o Papa da esperança. Em sua despedida renovou a crença nos seres humanos, e previu um futuro melhor para a humanidade.… pic.twitter.com/NOS3xb5foQ
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2025