1058 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O papa Francisco, símbolo de compaixão, justiça social e humildade, faleceu nesta segunda-feira (21) e expressou em seu testamento o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, local de grande importância espiritual para ele. O pontífice costumava passar por lá em oração após internações e ao início e fim de suas viagens apostólicas.
No testamento divulgado pelo Vaticano, Francisco pediu que sua sepultura seja simples, sem ornamentos especiais, com a única inscrição: "Franciscus". Desejou que seus restos mortais fiquem entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, espaço onde já repousam sete outros papas.
A decisão reafirma o compromisso do papa com a simplicidade e a devoção mariana. Ele declarou ter confiado sua vida e missão à Virgem Maria e quis concluir sua jornada terrena nesse santuário mariano, pedindo que os custos da sepultura sejam pagos por um benfeitor já indicado, com as orientações deixadas ao comissário da Basílica, Mons. Rolandas Makrickas.
O pontífice também registrou, com profunda fé, que ofereceu os sofrimentos enfrentados no fim de sua vida pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos, causas que marcaram seu papado e o colocaram em rota de colisão com forças reacionárias e autoritárias.
Leia a íntegra do testamento:
"Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que se aproxima o entardecer da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas quanto ao local da minha sepultura.
Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, à espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde costumava rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo-Lhe pelo cuidado dócil e materno.
Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal, como indicado no anexo em anexo.
O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus.
As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia de um benfeitor que designei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore conforme instruções que providenciei entregar a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.
Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim.
O sofrimento que esteve presente na parte final da minha vida, ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Durante sua vida e ministério, Francisco se destacou por defender os pobres, migrantes, povos indígenas e o meio ambiente, e foi duramente atacado por bolsonaristas e setores ultraconservadores, que viam sua postura humanista como ameaça à sua agenda de exclusão. Mesmo assim, o papa manteve-se firme, sendo amigo do Brasil e apoiador do presidente Lula em momentos decisivos da história recente.
A morte de Francisco, vítima de um AVC, encerra uma era de coragem, empatia e renovação espiritual. Seu legado permanecerá como referência moral para gerações que lutam por justiça, dignidade e paz."
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.