10868 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A morte do Papa Francisco gerou reações repulsivas entre bolsonaristas nas redes sociais, especialmente na plataforma X (antigo Twitter). Diversos perfis ligados à extrema direita celebraram a morte do pontífice, usando termos como “comunista” para atacá-lo, num movimento que escancara o ódio de setores reacionários a qualquer figura de autoridade que defenda justiça social e empatia pelos mais pobres.
Desde o início de seu pontificado, Francisco foi alvo de ataques de setores conservadores por seu posicionamento firme contra a desigualdade, por defender uma economia centrada nas pessoas e por criticar abertamente o capitalismo selvagem. Sua agenda humanitária e sua preocupação com os excluídos o tornaram uma figura incômoda para os que veem o cristianismo apenas como ferramenta de moralismo seletivo.
A tentativa de associar o Papa ao comunismo foi recorrente entre extremistas, apesar de ele sempre ter deixado claro que sua defesa da justiça social vem do evangelho, não de ideologias políticas. “Não falo como marxista, falo como cristão”, declarou em uma de suas respostas mais emblemáticas.
Francisco procurou levar a Igreja a um reencontro com os pobres, os refugiados, os povos originários, os perseguidos. Defendeu ações concretas contra a crise climática, promoveu maior inclusão dentro da estrutura do Vaticano e combateu abusos históricos no seio da própria Igreja, sem temer os custos políticos.
Mesmo com tamanho legado, a rede bolsonarista optou pelo escárnio. Com mensagens carregadas de ódio, os seguidores do ex-presidente demonstraram mais uma vez sua intolerância com líderes que simbolizam empatia, solidariedade e defesa do bem comum.
O episódio evidencia a aversão visceral da extrema direita aos valores verdadeiramente cristãos defendidos por Francisco. Ao invés de luto, celebraram com cinismo. Um retrato triste de parte do Brasil que ainda precisa entender o que é humanidade.
Confira (se tiver estômago):
O padre comunista morreu! Que respeitemos o cargo mas a pessoa? Papa que não comentou a morte de cristãos na África? Que defendeu abortistas? Não dá! Foi tarde… pic.twitter.com/gAzdyCIwn5
— Cristiane Brasil ???? (@crisbrasilreal) April 21, 2025
Morre o Papa comunista. Agora ele terá que prestar contas a Deus ?? pic.twitter.com/xkkAvnz65f
— @Didi News (@DIDIREDPILL) April 21, 2025
O inferno está em festa.
— Manual da depressão. (@147258369bola) April 21, 2025
Papa comunista do caralho. pic.twitter.com/7dGv0mftAR
Que Deus com sua Justiça julgue essa alma comunista.
— Marta Rosa (@martarosamrs) April 21, 2025
Que o Papa Francisco tenha sido o primeiro e o último Papa Comunista a pisar dentro da Igreja Católica. pic.twitter.com/TcJF7Ra4gJ
???????? Papa Francisco morre aos 88 anos de idade.
— SandraSaray (@Saray_sandrac) April 21, 2025
Fim da Era Comunista na Igreja de Roma pic.twitter.com/iKbLsVDS3V
Chega ao fim a era do papa comunista, progressista, woke e socialista.
— Relatório Brasil - R.B. (@relatoriobrasil) April 21, 2025
Isaac Newton nos ensinou que toda ação cria uma reação de mesma intensidade em direção oposta.
Oremos para que o próximo papa seja conservador e assim traga de volta à cúria romana a palavra de Dheus. pic.twitter.com/mZXU6H9bed
Agora que esse papa Francisco comunista foi de arrasta, chega o 8° pra contar mentira e ajudar o capetão, já estou ansioso pra ver quem é próximo, se bobear vai ser um trans hahaha do jeito que as coisas estão hj em dia??
— Matei mulher por conta d fake news da Silva???? (@comomerdacompao) April 21, 2025
Lets go apocalipse pic.twitter.com/kRxQUPlu17
O Papa está Morto.
— SandraSaray (@Saray_sandrac) April 21, 2025
Assista o Filme Conclave
Vai abrir sua mente e te fazer entender a agenda comunista, Woke e prog dentro da Igreja Romana pic.twitter.com/CqQM3Iiahi