Ministro de Lula reforça parceria com gigante chinesa e coloca Brasil na liderança da energia limpa com matriz nuclear e renovável

Portal Plantão Brasil
21/4/2025 13:37

Ministro de Lula reforça parceria com gigante chinesa e coloca Brasil na liderança da energia limpa com matriz nuclear e renovável

0 0 0 0

2020 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em mais uma ação estratégica do governo Lula para consolidar o Brasil como potência energética limpa e soberana, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta segunda-feira (21) com lideranças da gigante chinesa CGN Power, em Shenzhen. A estatal, terceira maior companhia de energia nuclear do mundo, também lidera grandes projetos eólicos e solares no Brasil, num modelo de desenvolvimento sustentável ignorado durante os anos de retrocesso bolsonarista.

A reunião com a CGN, referência mundial em tecnologia nuclear e renovável, marca a ampliação das cooperações bilaterais com a China — parceria estratégica que está fortalecendo o novo ciclo de reindustrialização, geração de empregos e inovação científica iniciado no atual governo. “A diversificação da matriz energética brasileira, com tecnologia limpa e uso pacífico da energia nuclear, é essencial para o crescimento com justiça social”, afirmou Silveira.

A visita incluiu uma passagem pela Usina Nuclear Daya Bay, exemplo global de segurança, tecnologia de ponta e respeito ambiental. O Brasil, que possui a sétima maior reserva de urânio do planeta, aposta agora em parcerias que rompem com o negacionismo científico e o entreguismo do governo anterior. O projeto de cooperação também abrange transferência de tecnologia, intercâmbio técnico e produção de radioisótopos, fundamentais para a medicina pública.

A CGN já é protagonista no Brasil com o HUB de energia renovável no Piauí, que reúne parques eólicos e solares e deve receber R$ 3,2 bilhões em investimentos. O projeto integra o Novo PAC e foi recomendado como prioritário no portfólio sino-brasileiro, iniciativa que reforça o papel do Brasil como liderança ambiental em tempos de crise climática global — uma agenda sistematicamente sabotada pela extrema-direita.

Atualmente, a CGN opera dez complexos de energia renovável no país e avança em projetos solares em Minas Gerais e hidrogênio verde na Bahia, com total apoio do governo federal.

Com Lula, o Brasil reencontra sua vocação de país estratégico, inovador e ambientalmente responsável — ao contrário do isolamento internacional e da destruição institucional promovida pelo bolsonarismo. A agenda do ministro na China é mais um passo firme na construção de um país moderno, inclusivo e soberano.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians