5204 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em mais uma tentativa de blindagem ao bolsonarismo, o ministro André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal, votou nesta segunda-feira (15) a favor do afastamento de Alexandre de Moraes do julgamento que apura a tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente e outros 33 réus. A manobra, no entanto, não encontrou apoio na Corte, onde já há maioria para a permanência de Moraes.
O julgamento acontece no plenário virtual do STF e vai até a noite de terça-feira (16). Mendonça alegou que os atos dos réus teriam como alvo direto o relator Alexandre de Moraes, tentando justificar o afastamento. A declaração reforça a estratégia bolsonarista de desacreditar o STF e empurrar o processo para o descrédito.
O pedido de impedimento foi apresentado pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro e um dos principais articuladores do golpe, que responde pelos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A defesa também solicitou o afastamento dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e do procurador-geral Paulo Gonet, mas apenas Moraes teve o apoio isolado de Mendonça.
Essa não é a primeira vez que Mendonça adota postura alinhada aos interesses do bolsonarismo. Em ocasiões anteriores, já tentou barrar decisões de Moraes, servindo como instrumento da extrema direita para tentar travar o avanço das investigações sobre os ataques de 8 de janeiro e a tentativa de golpe.
Os demais ministros do STF, incluindo Barroso, Dino e Zanin, já se manifestaram contra os pedidos da defesa, com os três se declarando impedidos de votar sobre si próprios. O julgamento reafirma o compromisso da Corte com o Estado Democrático de Direito e desmonta, mais uma vez, as artimanhas dos aliados de Bolsonaro para escapar da Justiça.
A expectativa agora é pelo encerramento da votação com ampla maioria, sinalizando que o Judiciário não cederá às pressões de quem atentou contra a democracia brasileira.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.