2381 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O advogado bolsonarista João Neto, conhecido por defender estratégias jurídicas imorais e por ter sido contratado por Pablo Marçal na campanha de 2024 à prefeitura de São Paulo, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (14), em Maceió, após agredir brutalmente sua companheira. A mulher precisou ser hospitalizada com ferimentos no queixo e levou três pontos após ser empurrada no chão e sofrer um corte profundo.
Segundo relato da vítima, ela foi retirada à força de casa por João Neto antes da agressão física. Moradora de Arapiraca, a mulher havia se mudado para Maceió para morar com o agressor. Ela afirmou que já havia sido agredida anteriormente pelo advogado, com quem mantinha um relacionamento há dois anos.
João Neto foi detido por policiais da Operação Policial Litorânea (Oplit), enquanto pilotava uma motocicleta sem placa e trafegava na contramão. Ao ser abordado, tentou se impor exibindo a carteira da OAB, mas foi conduzido à Central de Flagrantes, onde aguarda audiência de custódia e deve responder por violência doméstica e lesão corporal.
O advogado é ex-militar da Polícia da Bahia e ganhou notoriedade por se vangloriar, em vídeos nas redes sociais, de livrar clientes mesmo em casos graves como homicídios. Em uma das gravações, afirma que “cliente do doutor João Neto não mata ninguém” e que mesmo com filmagens, alegaria legítima defesa.
A defesa do bolsonarista divulgou nota afirmando que o caso será esclarecido na audiência de custódia e que esse não seria o momento apropriado para discutir o mérito da acusação. Ainda assim, o histórico de violência e as próprias declarações públicas do advogado levantam graves questionamentos sobre sua conduta pessoal e profissional.
Casos como este expõem o perfil violento e misógino que se repete entre os aliados da extrema direita, que não raro demonstram desprezo pelas leis e pelos direitos das mulheres enquanto se escondem atrás de discursos hipócritas e religiosos.
Assista ao vídeo:
Deus, Pátria, Família...
— Orestes (@SomenteOrestes) April 15, 2025
Advogado e influencer digital da extrema-direita com mais de 2 milhões de seguidores, João Neto, foi preso em flagrante por agressão doméstica.
O advogado baiano é famoso por fazer vídeos tirando dúvidas de como se livrar de crimes que vão desde… pic.twitter.com/mAhcOHkHZd