1825 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em mais uma declaração polêmica, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as receitas obtidas com seu agressivo tarifaço podem ser suficientes para substituir o imposto de renda no país. A fala foi feita durante entrevista à Fox News, em que o republicano defendeu a ideia de que um novo modelo econômico baseado exclusivamente em tarifas poderia financiar o Estado norte-americano.
"Há uma chance de que o dinheiro proveniente de tarifas seja tão grande que substitua o imposto de renda", afirmou Trump. Ele citou o período entre 1870 e 1913, quando os EUA se baseavam unicamente em tarifas de importação, e alegou que “éramos os mais ricos” naquela época — ignorando a desigualdade social, os ciclos de recessão e a ausência de seguridade social que marcaram o período.
A proposta de Trump, que flerta com o isolacionismo econômico, já vinha sendo sinalizada desde fevereiro, quando ele defendeu o fim do imposto de renda graças ao aumento de tarifas sobre produtos estrangeiros. No início de abril, o republicano anunciou a adoção de tarifas recíprocas de 10% sobre importações, com alíquotas calibradas de acordo com as tarifas cobradas por outros países contra os EUA.
Embora a retórica nacionalista agrade parte de sua base eleitoral, analistas alertam para os riscos de uma política comercial baseada em tarifas punitivas e imprevisíveis. O próprio governo de Trump foi forçado a recuar dias depois, suspendendo temporariamente as novas tarifas por 90 dias — com exceção da China — para evitar impacto direto no bolso dos consumidores e desgastes diplomáticos.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.