5240 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Diante da pressão da extrema-direita e da articulação bolsonarista para acelerar a tramitação do projeto que concede anistia aos golpistas do 8 de janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), preferiu se esquivar e adotou um discurso ambíguo, evitando firmar qualquer compromisso com a votação imediata da proposta. Em publicação nas redes sociais, nesta terça-feira (15), Motta tentou posar de imparcial, afirmando que “ninguém decide nada sozinho em uma democracia”.
A fala, entretanto, ocorre no exato momento em que bolsonaristas, com apoio de parte da base governista, protocolaram um pedido de urgência para levar o projeto diretamente ao plenário, contornando o debate nas comissões. A ofensiva conta com assinaturas de 146 deputados, inclusive de partidos que integram o governo Lula, o que acendeu o alerta no Palácio do Planalto.
“Democracia é discutir com o colégio de líderes as pautas que devem avançar”, escreveu Motta, ao mesmo tempo em que se ausenta do país e deixa o Congresso em modo remoto por causa do feriado. A reunião de líderes, que pode definir o destino da urgência, ficou para depois do retorno de Motta, previsto apenas para 22 de abril.
Nos bastidores, o governo já iniciou uma articulação para conter os danos. A ordem é pressionar partidos aliados a retirarem suas assinaturas e frear a tentativa da extrema-direita de anistiar os criminosos que vandalizaram os Três Poderes e tentaram derrubar a democracia em 2023.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe no STF, está pessoalmente envolvido na articulação da proposta. Mesmo internado, enviou mensagens a parlamentares bolsonaristas pedindo empenho para aprovar a anistia. Na semana passada, chegou a se reunir com o próprio Hugo Motta, ampliando a desconfiança sobre os reais interesses por trás da hesitação do presidente da Câmara.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.