3813 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, desmontou de forma categórica o plano do bolsonarismo de empurrar goela abaixo do país um projeto de anistia para livrar Jair Bolsonaro da prisão. Durante a Brazil Conference, em Harvard, Gilmar afirmou que a proposta apresentada por aliados do ex-presidente é um disfarce para proteger os verdadeiros articuladores do golpe de Estado fracassado, que culminou nos atos terroristas do 8 de janeiro de 2023.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ministro declarou que o projeto tenta usar o vandalismo daquele dia como pretexto para anistiar os mentores da trama golpista — agora formalmente réus, após denúncia aceita pela PGR e pelo STF. Entre eles, o próprio Bolsonaro e seus comparsas no núcleo duro do bolsonarismo, como Braga Netto, Heleno e Anderson Torres, que tentaram destruir a democracia brasileira após a derrota nas urnas.
Gilmar Mendes destacou ainda que já existem, na legislação brasileira, mecanismos suficientes para reavaliar as penas dos chamados "golpistas de baixo clero", sem a necessidade de uma lei de anistia. Segundo ele, revisões podem ocorrer por meio de progressão de regime e outros benefícios previstos em casos humanitários.
O ministro também apontou o risco institucional de se criar uma narrativa que relativize os crimes cometidos pelos articuladores do golpe, escancarando que o objetivo da proposta não é pacificação, mas sim impunidade. “Não vejo sentido em nenhum processo de anistia”, reforçou.
A fala certeira de Gilmar Mendes provocou fúria na bolha bolsonarista, que passou a atacá-lo nas redes sociais, como é de costume sempre que a extrema direita se vê encurralada pelos fatos. Os ataques repetem o discurso vazio de que Mendes “não é imparcial” ou “não pode se manifestar fora dos autos” — o velho roteiro de quem não tem argumentos nem coragem de encarar a verdade.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.